O que são obesogênicos? e por que eles nos fazem engordar?

Quem luta para perder peso sabe a frustração que às vezes ocorre quando alguém segue uma dieta rigidamente e não alcança os resultados que espera. Mas você sabia que, além da comida que ingerimos, os hormônios também influenciam no peso que ganhamos?

Uma pesquisa realizada pela Sociedade Europeia de Endocrinologia revelou que os obesogênicos, substâncias químicas que interferem na ação de hormônios em armazenar e processar gorduras, podem atrapalhar os esforços de quem quer perder peso, influenciando a atividade das nossas células de duas maneiras: promovendo o acúmulo de gordura ao alterar o número e tamanho de lipídeos; e aumentando nosso apetite ou diminuindo a nossa capacidade de queimar calorias.

Estudos anteriores identificaram a presença desses químicos em produtos do dia a dia, como em agrotóxicos, plásticos, adoçantes e até em nossas roupas. Para a pesquisadora Ana Caterina Sousa, da Universidade de Aveiro, em Portugal, os obesogênicos podem ser encontrados em qualquer lugar, mas a maior parte deles está nos produtos de limpeza, nos utensílios de cozinha e nos cosméticos.

Segundo a Dra. Ana Caterina, embora seja praticamente impossível eliminar nossa exposição a eles, “reduzir de forma significativa sua presença em nossas vidas não é somente viável, mas também bem simples”, se forem observadas as seguintes dicas:

Escolha alimentos frescos em vez de produtos processados. Também, quanto maior for a lista de ingredientes de um produto, mais provável será a presença de obesogênicos.

Prefira comprar frutas e legumes sem agrotóxicos, com certificação orgânica.

Reduza o uso do plástico, especialmente para armazenar ou aquecer alimentos. Prefira sempre os recipientes de vidro.

Elimine ou minimize o uso de tapetes, porque eles acumulam poeira, uma grande fonte de obesogênicos; reduza a concentração de poeira em sua casa, usando aspiradores ou panos úmidos.

Ao entrar em casa, retire os sapatos para evitar o ingresso de contaminantes.

Evite o contato com produtos de limpeza e prefira os produtos ecológicos.

Eduardo Pereira
@weiss_guru

Comentários

%d blogueiros gostam disto: