TRÊS ALIMENTOS QUE ATUAM NA PREVENÇÃO DO CÂNCER

ouvidos uns tampões especiais de cera que os isolarão dos ruídos.

Para muitas pessoas, ter ou não um câncer é uma questão de destino. Será? Um estudo publicado na edição de dezembro de 2011 do British Journal of Cancer apontou que 45% dos casos de câncer em homens e 40% dos casos de câncer em mulheres poderiam ser evitados com a adoção de hábitos de vida saudáveis. Dentre esses hábitos, um que se destaca: é a alimentação. De acordo com a nutricionista Priscila Cheung, do Centro Paulista de Oncologia (CPO), uma dieta equilibrada previne não só o desenvolvimento de um câncer, mas de outras inúmeras enfermidades. “Alguns alimentos, entretanto, apresentam destaque quando o assunto é combater a multiplicação de células doentes”, afirma. Confira quais são eles:

ALIMENTOSBRÓCOLIS: Um estudo publicado na revista Molecular Nutrition & Food Research já comprovou a atuação de brócolis na prevenção do câncer. “Graças a diversos compostos, como o fitoquímico sulforafano, eles têm a capacidade de destruir células cancerígenas e deixar as demais intactas”, explica a nutróloga Tarama Mazaracki, da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN). Na pesquisa, homens com câncer de próstata que consumiram o vegetal apresentaram inibição de determinada enzima que também é alvo de medicamentos para tratamento da doença. Resultados similares também puderam ser vistos em mulheres com câncer de mama, em estudo divulgado na reunião anual da American Association for Cancer Research.

ALIMENTOSFRUTAS VERMELHAS: Frutas vermelhas, como a framboesa e a amora, são ricas em antocianinas, fitonutrientes que retardam o crescimento de células pré-malignas e evitam a formação de novos vasos sanguíneos que poderiam estimular o crescimento de um tumor. Um estudo publicado no Journal of Agricultural and Food Chemistry mostrou que o consumo desses alimentos pode reduzir o risco de se desenvolver câncer de boca, câncer de mama, câncer de cólon e câncer de próstata.

CHÁ VERDE: Queridinho de quem está de dieta, o chá verde não ganha destaque ALIMENTOSsomente por acelerar o metabolismo e evitar a formação de coágulos nas artérias. “A bebida também é rica em antioxidantes, que atuam na prevenção do câncer”, explica o nutrólogo Roberto Navarro, da ABRAN. Isso é o que mostra um estudo divulgado pela Cancer Prevention Research, que acompanhou a progressão do câncer de próstata em homens que passaram a tomar cápsulas de uma substância encontrada no chá. Outra pesquisa, da Chun Shan Medical University, em Taiwan, ainda destacou importante atuação do chá verde contra o câncer de pulmão. Segundo ela, uma única xícara por dia reduz em 13 vezes o risco de fumantes desenvolverem a doença.

Fonte: www.minhavida.com.br

Laura Tavares – Jornalista

Comentários

%d blogueiros gostam disto: