Pesquisar
Close this search box.

Um abraço negro no Combate ao Racismo

Um abraço negro no combate ao Racismo 

Por: Bia de Lima

Racismo é crime. E este crime inafiançável contra nossa sociedade e, especialmente, contra o povo negro brasileiro, o SINTEGO combate com ações pedagógicas nas escolas goianas que culminam, todo ano, com um grande Abraço Negro em Goiânia, capital do nosso estado.

As preparações para o Abraço Negro começam no dia 13 de maio, Dia Nacional de Denúncia contra o Racismo, com ações sistemáticas que vão possibilitando as discussões sobre as relações raciais no ambiente escolar, organizadas por meio de diálogos, debates, encontros, atividades pedagógicas e vários momentos de formação continuada, para consolidar, em chão goiano, um projeto de Educação antirracista.

Assim tem sido desde o ano 2000, quando cerca de trezentos estudantes e trabalhadores da Educação realizaram no Bosque dos Buritis, com o apoio do Movimento Negro Unificado Bia de Lima (MNU) e do Centro de Referência Negra Lélia Gonzalez e a participação das escolas municipais Evangelina Pereira da Costa e Salmon Gomes Figueiredo, o primeiro Abraço Negro em Goiânia.

Desde então, nosso Abraço Negro é realizado em 20 de Novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, data instituída pelo Movimento Negro para honrar a memória de Zumbi, o grande líder do Quilombo dos Palmares que, como tantos outros, escreveu, com a própria história (Zumbi foi assassinado em 20 de novembro de 1695), a história do povo liberto da escravidão por sua capacidade de luta e resistência nos quilombos do Brasil.

Em 2018, ante as ameaças de extermínio dos direitos já conquistados pelas populações afrodescendentes, o SINTEGO faz do Abraço Negro um momento de chamada à reflexão sobre a importância de fazer valer a Lei 10.639, que torna obrigatório o ensino da História da África e da Cultura Afro- -brasileira na Educação Básica do Brasil.

O Abraço Negro é, portanto, um espaço que consolida o esforço cotidiano dos nossos profissionais da educação para conscientizar a sociedade do nosso Estado sobre a importância de erradicar o sofrimento vivido por milhares de crianças e jovens negros, devido ao preconceito e ao racismo não somente em Goiânia, mas em Goiás e no Brasil.

Ao mobilizar toda a comunidade escolar, professores, estudantes, enfim, nossa comunidade, para o Abraço Negro, o SINTEGO se junta a todos aqueles que, de todas as formas possíveis, lutam por uma Educação justa, inclusiva, solidária e, sobretudo, antirracista.

Ao abraçar simbolicamente uma escola, uma praça, um espaço comum, o SINTEGO exercita, no seu quefazer pedagógico, uma das mais belas lições herdadas da ancestralidade africana, o conceito do UNBUTU: “Eu sou porque nós somos”.

Racismo Racismo Racismo Racismo  Racismo  Racismo

Bia de Lima
Educadora. Presidenta do Sintego


0 0 votos
Avaliação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Parcerias

Ads2_parceiros_CNTE
Ads2_parceiros_Bancários
Ads2_parceiros_Sertão_Cerratense
Ads2_parceiros_Brasil_Popular
Ads2_parceiros_Entorno_Sul
Ads2_parceiros_Sinpro
Ads2_parceiros_Fenae
Ads2_parceiros_Inst.Altair
Ads2_parceiros_Fetec
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

REVISTA

REVISTA 113
REVISTA 112
REVISTA 111
REVISTA 110
REVISTA 109
REVISTA 108
REVISTA 107
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

CONTATO

logo xapuri

posts recentes