Queremos que a Terra se livre da espécie humana? “Queremos isso para nós? Estamos construindo as condições que podem nos levar fatalmente a um fim trágico. Nunca na história humana aconteceu algo semelhante

Por Leonardo Boff

Ocorre que nos últimos tempos fomos surpreendidos por um fato inédito e alarmante: sentimos concretamente os limites da Terra. Ela, como todos os seres vivos e sadios, pode ficar doente. Mesmo assim, ela goza de grande capacidade de suporte. Mas há fronteiras que não podem ser ultrapassadas, e nós as ultrapassamos.

Aí vimos as feridas que lhe foram inoculadas pela espécie humana. Isso é mostrado de muitas formas, especialmente pelas mudanças climáticas e por transformações que podem ser constatadas por todos. Mas a maioria não vê a conexão existente entre essas transformações (tsunamis, furacões, enchentes, estiagens prolongadas etc.) e o aquecimento global. Pensa que uma coisa não tem nada a ver com as outras e, assim, cria uma sociedade de cegos, como no romance de José Saramago, que sem perceber se aproxima de um abismo.

Se não reduzirmos os gases de efeito estufa, que provocam o aquecimento e danificam toda a biosfera, poderemos conhecer fenômenos de destruição em massa, como ocorreu em antigas eras. Se atingirmos, ainda neste século, um acréscimo de 5-6 graus Celsius, grande parte do capital biótico da Terra pode até desaparecer, como na era do Cambriano, há 570 milhões de anos, quando 80-90% das espécies vivas simplesmente foram dizimadas para sempre.

Queremos isso para nós? Estamos construindo as condições que podem nos levar fatalmente a um fim trágico. Nunca na história humana aconteceu algo semelhante. Efetivamente podemos desaparecer. Diria mais, fizemos tantas e boas contra Gaia que, de repente, ela pode decidir não nos querer mais na sua face.

Leonardo Boff – Ecoteólogo. Escritor. Em A Grande Transformação – Na economia, na política e na ecologia. Editora Vozes, 2014.


Salve! Pra você que chegou até aqui, nossa gratidão! Agradecemos especialmente porque sua parceria fortalece  este nosso veículo de comunicação independente, dedicado a garantir um espaço de Resistência pra quem não tem  vez nem voz neste nosso injusto mundo de diferenças e desigualdades. Você pode apoiar nosso trabalho comprando um produto na nossa Loja Xapuri  ou fazendo uma doação de qualquer valor pelo PIX: contato@xapuri.info. Contamos com você! P.S. Segue nosso WhatsApp: 61 9 99611193, caso você queira falar conosco a qualquer hora, a qualquer dia. GRATIDÃO!

 E-Book Caminhando na Floresta

Um livro imperdível sobre a experiência do autor na convivência com os seringueiros do Vale do Acre nos tempos de Chico Mendes.

COMPRE AQUI

CLIQUE NO ANÚNCIO PARA AJUDAR NOSSO PROJETO:

 

CLIQUE NO ANÚNCIO PARA AJUDAR NOSSO PROJETO:
[instagram-feed] [instagram-feed]