Pesquisar
Close this search box.
Macacos

O macaco, mais uma vítima da febre amarela!

O macaco, mais uma vítima da febre amarela!

Ao contrário do que muita gente pensa, os macacos não são transmissores da febre amarela, são apenas mais uma vítima. Após muitos casos da doença serem relatados em macacos pelo Brasil, eles passaram a enfrentar grande perseguição por parte das pessoas que, por falta de informação e por medo, buscam eliminar os macacos de sua região, usando armas, venenos em comidas e até mesmo paus e pedradas na direção dos animais.

Por Izalete Tavares 

Além dos macacos, os seres humanos também estão sendo afetados pelo vírus e alguns casos de morte já foram registrados esse ano no Brasil. Mas, ao contrário de nós, os macacos não contam com a proteção de uma vacina e são extremamente sensíveis ao vírus. Por isso, muitas mortes do animal ocorrem onde a febre amarela está mais concentrada. Suas mortes nos mostram para onde o vírus avança.

Até o momento, o bugio (no Espírito Santo, já morreram mais de 1.100 macacos, principalmente bugios.) é o macaco mais atingido pela febre amarela, mas não é a única espécie que está sofrendo com o vírus.

Os verdadeiros vilões por trás da febre amarela são os mosquitos Aedes aegypti, o mesmo mosquito que transmite a dengue na zona urbana e mosquitos dos gêneros Haemagogus e Sabethes, que   transmitem o vírus na zona rural e silvestre. Além disso, o desmatamento, a falta de cuidado com o meio ambiente também contribui para que desastres como esse sejam cada vez mais comuns.

Agora que todos estão informados, vamos cuidar de nossos macacos! Eles também são vítimas e sofrem como nós. Sem os macacos em nosso ecossistema, enfrentaríamos um verdadeiro caos, pois eles são extremamente importantes para o bom funcionamento de nosso meio ambiente.

Lembre-se de tomar sua vacina. Ela, agora,  é válida por toda a vida e já pode ser tomada nos primeiros seis meses de vida. Mas, antes, cheque se você pode tomá-la ou não. Algumas pessoas são alérgicas. Para mais informações, procure uma unidade de saúde da sua região.

Foto: Izalete Tavares

Salve! Pra você que chegou até aqui, nossa gratidão! Agradecemos especialmente porque sua parceria fortalece  este nosso veículo de comunicação independente, dedicado a garantir um espaço de Resistência pra quem não tem  vez nem voz neste nosso injusto mundo de diferenças e desigualdades. Você pode apoiar nosso trabalho comprando um produto na nossa Loja Xapuri  ou fazendo uma doação de qualquer valor pelo PIX: contato@xapuri.info. Contamos com você! P.S. Segue nosso WhatsApp: 61 9 99611193, caso você queira falar conosco a qualquer hora, a qualquer dia. GRATIDÃO!


 

Revista Xapuri

Mais do que uma Revista, um espaço de Resistência. Há seis anos, faça chuva ou faça sol, esperneando daqui, esperneando dacolá, todo santo mês nossa Revista Xapuri  leva informação e esperança para milhares de pessoas no Brasil inteiro. Agora, nesses tempos bicudos de pandemia, precisamos contar com você que nos lê, para seguir imprimindo a Revista Xapuri. VOCÊ PODE NOS AJUDAR COM UMA ASSINATURA? 

ASSINE AQUI

0 0 votos
Avaliação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Parcerias

Ads2_parceiros_CNTE
Ads2_parceiros_Bancários
Ads2_parceiros_Sertão_Cerratense
Ads2_parceiros_Brasil_Popular
Ads2_parceiros_Entorno_Sul
Ads2_parceiros_Sinpro
Ads2_parceiros_Fenae
Ads2_parceiros_Inst.Altair
Ads2_parceiros_Fetec
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

REVISTA

REVISTA 113
REVISTA 112
REVISTA 111
REVISTA 110
REVISTA 109
REVISTA 108
REVISTA 107
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

CONTATO

logo xapuri

posts recentes