Pesquisar
Close this search box.

Tartaruga-de-pente: A mais tropical de todas as tartarugas marinhas

Tartaruga-de-pente: A mais tropical de todas as tartarugas marinhas

A tartaruga-de-pente (Eretmochelys imbricata), também conhecida como tartaruga-legítima, é a mais tropical de todas as tartarugas marinhas e encontra-se distribuída pelos oceanos Atlântico, Índico e Pacífico…

Por Eduardo Pereira

Criticamente ameaçada de extinção, segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN), a tartaruga-de-pente, espécie de réptil da ordem Testudines e da família Cheloniidae, vive nos recifes de corais e em regiões de águas costeiras rasas, sendo raramente encontrada em grandes profundidades.

A tartaruga-de-pente não é tão grande quanto a tartaruga-de-couro, porém chega a atingir 114 cm de comprimento de carapaça e seu peso é de até 150 kg. Assim como as outras tartarugas marinhas, essa espécie apresenta um ciclo de vida longo, e a maturidade sexual só é atingida após os 25 anos de idade.

De cor marrom-amarelado, seu casco é formado por quatro placas laterais que se imbricam como telhas. Sua cabeça é pequena e alongada. O bico parece o de um falcão. Alimenta-se de esponjas, anêmonas, lulas e camarões.

Sua desova ocorre normalmente à noite, e a época de reprodução ocorre entre os meses de novembro e março. No Brasil, a tartaruga-de-pente desova no litoral da Bahia, Sergipe, Rio Grande do Norte, Paraíba, Ceará, Espírito Santo e Pernambuco, mas sobretudo no litoral norte da Bahia, onde é possível observar até mil desovas em cada temporada reprodutiva.

Em cada postura, as tartarugas colocam até 135 ovos, e o sexo dos filhotes é determinado pela temperatura do ninho. Quando a temperatura está mais elevada, mais fêmeas nascem; quando está mais frio, são produzidos mais machos. Sendo assim, podemos concluir que no litoral baiano, que é uma grande área de desova, nasce um maior número de fêmeas.

Em média, a cada mil filhotes nascidos, apenas um atinge a maturidade. Isso ocorre pela dificuldade de sobrevivência em virtude da grande quantidade de predadores, do ciclo de vida longo e, principalmente, da ação humana, que polui o ambiente em que esses animais vivem, além de promover a caça indiscriminada.

Antigamente seu casco era usado na fabricação de pentes, daí o seu nome.

Fontes: www.tamar.org.brhttps://brasilescola.uol.com.br, com edições de Eduardo Pereira.


Salve! Pra você que chegou até aqui, nossa gratidão! Agradecemos especialmente porque sua parceria fortalece  este nosso veículo de comunicação independente, dedicado a garantir um espaço de Resistência pra quem não tem  vez nem voz neste nosso injusto mundo de diferenças e desigualdades. Você pode apoiar nosso trabalho comprando um produto na nossa Loja Xapuri  ou fazendo uma doação de qualquer valor pelo PIX: contato@xapuri.info. Contamos com você! P.S. Segue nosso WhatsApp: 61 9 99611193, caso você queira falar conosco a qualquer hora, a qualquer dia. GRATIDÃO!

E-Book A Verdade Vencerá – Luiz Inácio Lula da Silva

Em entrevista aos jornalistas Juca Kfouri e Maria Inês Nassif, Lula expressa sua indignação com o massacre sofrido ante a farsa da Lava Jato. Imperdível!
COMPRE AQUI

 

0 0 votos
Avaliação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Parcerias

Ads2_parceiros_CNTE
Ads2_parceiros_Bancários
Ads2_parceiros_Sertão_Cerratense
Ads2_parceiros_Brasil_Popular
Ads2_parceiros_Entorno_Sul
Ads2_parceiros_Sinpro
Ads2_parceiros_Fenae
Ads2_parceiros_Inst.Altair
Ads2_parceiros_Fetec
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

REVISTA

REVISTA 113
REVISTA 112
REVISTA 111
REVISTA 110
REVISTA 109
REVISTA 108
REVISTA 107
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

CONTATO

logo xapuri

posts recentes