Museus em Ouro Preto e Tiradentes fecham as portas por falta de verba 

Museus em Ouro Preto e Tiradentes fecham as portas por falta de verba 

Com a alta de recursos para manutenção, os museus ficarão fora de funcionamento por 1 mês. Entenda!

Por: André Nogueira/ aventurasnahistoria

Marcando momentos essenciais do passado de Minas Gerais e do processo de independência do Brasil, Ouro Preto e Tiradentes são importantes cidades para a cultura histórica brasileira. Ouro Preto, por exemplo, é o maior acervo tombado em matéria de construções barrocas a céu aberto do mundo. Entretanto, dois museus da região estão em situação de risco.
De acordo com o Instituto Flávio Gutierrez, dois museus mineiros, o Sant’Ana, na cidade de Tiradentes, e o do Oratório, em Ouro Preto, terão que fechar as portas por falta de recursos. O Instituto é o atual responsável pela administração desses museus.
Em comunicado oficial, foi declarado que os museus irão permanecer fora de funcionamento desta segunda-feira (6) até o dia 5 de junho, na tentativa de arrumar formas de financiamento. A instituição também explicou que a arrecadação através de patrocínio é insuficiente para manter o funcionamento e a restauração do espaço cultural.
Essa possibilidade já era anunciada desde janeiro deste ano, quando se declarou insuficiência de patrocínio para a manutenção dos espaços. A atual gestora do Instituto, a empresária e colecionadora Ângela Gutiérrez, afirma que os museus não irão desistir em sua busca por recursos.
De acordo com Gutiérrez, parte deste isolamento econômico é consequência do esfacelamento do Ministério da Cultura no atual governo e a destruição do Ibram (Instituto Brasileiro de Museus) no governo anterior (Temer).
O Museu Sant’Ana foi fundado em 2014 na antiga prisão pública da Cidade de Tiradentes. O local abriga um acervo de quase 300 imagens da cidade e obras anônimas dos séculos XVII a XIX. É o único museu do gênero do país.
O Museu do Oratório foi fundado em 1998. O local era a antiga casa do escultor mineiro Aleijadinho, e mantém um vasto acervo de imagens do século XVII e XX. Além disso, também abriga um amplo acervo de 162 oratórios rococó, um importante patrimônio material da história de Minas Gerais.
Fonte: https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/historia-hoje/museus-em-ouro-preto-e-tiradentes-fecharao-por-um-mes-por-falta-de-verba
Museu do Oratório
Divulgação

 

Block

VISTA NOSSA CAMISA
FORTALEÇA NOSSO PROJETO

DOAÇÃO - PIX: contato@xapuri.info


 

CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO
COM SEU APOIO, NÓS FAZEMOS A XAPURI ACONTECER. DOE AGORA. QUALQUER VALOR, VIA PIX.
IMG_8019
ABRA O APLICATIVO DO SEU BANCO, APONTE PARA O QR CODE E, PRONTO, É SÓ DOAR. GRATIDÃO!