5 destinos para conhecer os biomas do Brasil

Diversidade no país encanta, mas nem todos os brasileiros conhecem as belezas da nação

Que o Brasil possui uma incrível diversidade de biomas, isto é, um vasto conjunto de diferentes ecossistemas, todo mundo sabe. Mas você sabe quais são as regiões que mais abrigam e destacam essa variação de vida, fauna e flora? O país conta com seis tipos de biomas terrestres e não é raro encontrar turistas estrangeiros admirando as belezas nacionais. No entanto, nem todos os nativos conhecem as grandezas das reservas naturais brasileiras.

Se você quer se aventurar em uma viagem ecológica, saiba para quais lugares é necessário garantir as passagens aéreas e ter uma experiência inesquecível sem sair do país:

Sul – Pampa Gaúcho. O bioma localizado somente no estado do Rio Grande do Sul tem como característica as estações do ano bem definidas. A região abriga mais de 3 mil tipos de plantas, 500 tipos de aves e 100 espécies de mamíferos. Na fauna do Pampa Gaúcho as espécies mais comuns são o perdigão, o quero-quero, a vicunha e a ema. Conhecer a região e mergulhar na cultura gaúcha é, sem dúvidas, uma experiência fantástica.

Centro Oeste – Pantanal. A região do Pantanal tem um total aproximado de 250 mil km², ocupando os estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Sua principal característica é ser conhecida como a maior área inundável do planeta. Além da vasta vegetação, há quase 700 tipos de aves, 280 espécies de peixes, 1300 espécies de borboleta, 50 tipos de répteis e 80 tipos de mamíferos, incluindo a famosa onça pintada. Para conhecer, é possível se hospedar em hotéis de ecoturismo ou barcos-hotel.

Centro Oeste – Cerrado. A região do cerrado, que compreende os estados Minas Gerais, Mato Grosso, Bahia, Mato Grosso do Sul, Tocantins e Goiás, é conhecida como savana brasileira. A paisagem deste importante bioma é caracterizada por árvores baixas, arbustos, centenas de espécies de pássaros e mamíferos. Mas, infelizmente, o Cerrado possui só 20% da sua área original e apenas 6,5% desta região está oficialmente protegida pela legislação brasileira. A Chapada do Veadeiros (GO) e Jalapão (TO) são os principais pontos turísticos deste bioma.

Nordeste – Caatinga. O famoso bioma nordestino ocupa os estados do Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Ceará, Bahia e parte de Minas Gerais. O clima comum da região é semiárido e com poucas chuvas, mas, ainda assim, a região é rica em biodiversidade e em plantas cactáceas. A Reserva Natural Serra das Almas (Crateús, CE), mantida pela Associação Caatinga, é uma excelente opção para quem quer conhecer o bioma do sertão nordestino.

Maior parte dos estados brasileiros – Mata Atlântica. Este é, de fato, o bioma mais rico em biodiversidade do país e o mais ameaçado do planeta. A Mata Atlântica está em 17 estados do nordeste, centro-oeste, sudeste e sul, e atualmente restam somente 12,4% de floresta nativa, sendo que 80% estão em áreas privadas. Para conhecer melhor este bioma, o Parque Estadual do Rio Doce (MG) é destino ideal, pois conta com árvores centenárias, dezenas de espécies de mamíferos e centenas de pássaros. A flora abundante e a região somam 40 lagos, sendo o maior com 7 km² de área. Angra dos Reis (RJ) é um dos municípios que também revela toda a beleza do bioma.

Norte do Brasil – Amazônia. Por fim, a região amazônica é, simplesmente, o mais importante bioma do mundo. Presente no Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Roraima, Rondônia e Tocantins, a região conta com mais de mil afluentes pertencentes à maior bacia hidrográfica do planeta. A riqueza de fauna e flora é inquestionável e os principais destaques da região são onças pintadas, jaguatiricas, jacarés, tucanos e araras, além do lendário boto-cor-de-rosa. No bioma amazônico há praticamente duas estações definidas: a chuvosa (de dezembro a junho) e a seca (de julho a novembro). Para o turismo, um dos destinos principais é o encontro das Águas — a intersecção entre o Rio Negro e o Solimões, em Manaus.

 

Salve! Este site é mantido com a venda de nossas camisetas. É também com a venda de camisetas que apoiamos a luta do Comitê Chico Mendes, no Acre, e a do povo indígena Krenak, em Minas Gerais. Ao comprar uma delas, você fortalece um veículo de comunicação independente, você investe na Resistência. Comprando duas, seu frete sai grátis para qualquer lugar do Brasil. Visite nossa Loja Solidária, ou fale conosco via WhatsApp: 61 9 9611 6826.

Leave a Reply

Your email address will not be published.