No folclore caboclo, reza a lenda que para participar de uma festa no céu o Bacurau emprestou penas de diversos pássaros. Porém, no dia seguinte, não as devolveu e foi castigado por São Pedro, tornando-se uma ave de hábitos noturnos que solta o grito “amanhã eu vou” referindo-se à devolução das penas.

O Bacurau é uma espécie cheia de hábitos muito curiosos. É uma ave que prefere passar a maior parte do tempo no chão, onde dorme durante o dia todo e, para não ser incomodado, aproveita sua plumagem para se camuflar entre a vegetação rasteira.

É também no chão que faz seu ninho, a fêmea põe os ovos em campo aberto e os choca sozinha. Se perturbada, não pensa duas vezes e muda o ninho para outro lugar, puxando os ovos e andando de marcha à ré.

Conhecido por diversos nomes como Bacurau, Curiango, Ibijau, Acurana ou A-ku-kú, essa ave faz parte da família Caprimulgidae, que no Brasil conta com cerca de 24 espécies diferentes. A maioria é muito semelhante entre si, sendo que apenas pequenos detalhes na coloração das penas permitem distingui-las.

Embora até possam lembrar uma coruja, não há parentesco entre elas. Ao contrário das corujas, que usam suas garras e bicos afiados para caçar e comer suas presas, os Bacuraus caçam insetos em pleno voo. São verdadeiros acrobatas voando e graças à capacidade peculiar entre as aves desse grupo de abrir amplamente o bico, capturam mais facilmente os insetos, sua principal fonte de alimento.

Seus grandes olhos ajudam a identificar a presa no escuro e são sua grande arma de caça, pois os Bacuraus possuem uma estrutura como um espelho no fundo dos olhos que reflete a luz e aumenta sua habilidade de ver no escuro.

Fonte: https://diretodareserva.tumblr.com

Salve! Este site é mantido com a venda de nossas camisetas. É também com a venda de camisetas que apoiamos a luta do Comitê Chico Mendes, no Acre, e a do povo indígena Krenak, em Minas Gerais. Ao comprar uma delas, você fortalece um veículo de comunicação independente, você investe na Resistência. Comprando duas, seu frete sai grátis para qualquer lugar do Brasil. Visite nossa Loja Solidária, ou fale conosco via WhatsApp: 61 9 9611 6826Camiseta Lula Cadê a Prova 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published.