Coordenadora regional do MAB, Dilma Ferreira Silva é assassinada em Tucuruí (PA)

Movimento afirma que outros militantes foram mortos na mesma ação, e que não há certeza sobre os motivos do crime

Por: Redação Brasil de Fato | São Paulo (SP) – Edição: Daniel Giovanaz

O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) informou nesta sexta-feira (22) o assassinato de Dilma Ferreira Silva, coordenadora regional do movimento em Tucuruí (PA). Segundo informações preliminares divulgadas pela assessoria de comunicação, a liderança do MAB no Pará teria sido morta junto ao esposo e outros familiares.

“O MAB ainda não sabe ao certo o número de pessoas assassinadas e nem os motivos do crime. (…) É mais um momento triste para a história dos atingidos por barragens que o dia de hoje celebravam o dia internacional da água“, diz a nota publicada pelo movimento. “O MAB exige das autoridades a apuração rápida deste crime e medidas de segurança para os atingidos por barragens em todo o Brasil”.

Em 2011, Silva participou de uma audiência com a então presidenta Dilma Rousseff (PT) e entregou uma documento em que pedia uma política nacional de direitos para os atingidos por barragens, com atenção especial par as mulheres atingidas.

A usina hidrelétrica de Tucuruí, construída durante a ditadura militar, é a maior hidrelétrica considerada genuinamente nacional. Ela localiza-se no rio Tocantins, a 310 km da capital Belém (PA). Cerca de 32 mil pessoas foram deslocadas de suas moradias para construção da barragem, e há mais de 30 anos lutam para garantir direitos.

Dilma Ferreira Silva ao lado da então presidenta Dilma Rousseff (PT) - Créditos: Divulgação/MAB
Dilma Ferreira Silva ao lado da então presidenta Dilma Rousseff (PT) / Divulgação/MABFonte: https://www.brasildefato.com.br/2019/03/22/coordenadora-regional-do-mab-em-tucurui-pa-dilma-ferreira-silva-e-assassinada

ANOTE:

“Quantos mais vão precisar morrer para que essa guerra acabe? – Marielle Franco 

Este site é mantido com a venda de nossas camisetas. Ao comprar uma delas, você fortalece um veículo de comunicação independente, você investe na Resistência. Visite nossa Loja Solidária:  https://www.xapuri.info/loja-solidaria. Em Formosa, encomendas com Geovana: 61 9 9352 9191. Em Brasília, com Janaina: 61 9 9611 6826.

Camiseta Marielle: https://www.xapuri.info/produto/camiseta-marielle/

Leave a Reply

Your email address will not be published.