Ao criticar o longo silêncio inicial das autoridades brasileiras depois da morte – com um tiro nas costas, por bala perdida – da menina Ágatha, de oito anos, no Complexo do Alemão, o jornalista Gilberto Dimenstein, do blog do Catraca Livre, expressou em um Twitter o sentimento e a conclusão de grande parte dos brasileiros e das brasileiras: Quem levou a bala perdida foi o Brasil. Veja o Twitter:

Gilberto Dimenstein

@GDimenstein

Quando uma menina de 8 anos morre pela brutalidade policial, e não ouvimos nenhuma palavra de dor do presidente da República, do ministro da Justiça, do governador do Rio, do presidente da Câmara e do Senado, é sinal de uma coisa: quem levou a bala perdida foi o Brasil.

Importante informar também que neste domingo, dia 2 de setembro, a pressão da sociedade civil e de várias entidades dos direitos humanos, o governo do Estado do Rio emitiu nota dizendo “lamentar profundamente” a morte de Ágatha e de outros inocentes, mas reafirmando a importância e a qualidade da política de segurança exercita no Estado.

Da mesma forma, o ministro da Justiça também emitiu nota lamentando a morte de Ágatha, mas também reafirmando o direito à impunidade de policiais que matam meninas como Ágatha. Não houve, até o momento, manifestação do presidente da República. Seu filho, candidato a Embaixador do Brasil nos Estados Unidos, fez as honras da família, postando no Twitter uma foto de uma criança fazendo arminha enquanto a família velava o corpo de Ágatha no Rio de Janeiro.

Só este ano, cinco crianças morreram baleadas no Rio de Janeiro.

Perdão, Ágatha, perdão!

Salve! Este site é mantido com a venda de nossas camisetas. É também com a venda de camisetas que apoiamos a luta do Comitê Chico Mendes, no Acre, e a do povo indígena Krenak, em Minas Gerais. Ao comprar uma delas, você fortalece um veículo de comunicação independente, você investe na Resistência. Comprando duas, seu frete sai grátis para qualquer lugar do Brasil. Visite nossa Loja Solidária, ou fale conosco via WhatsApp: 61 9 9611 6826.

Comentários

%d blogueiros gostam disto: